Breaking News

Namibe For World estuda primeira pesquisa física para estudos na Ilha da Baía dos Tigres em 2015


Imagem oficial do Namibe For World
Mapa da Ilha Baia dos Tigres

O Namibe For World que é o projeto que visa levar o nome do Namibe ao conhecimento mundial e ainda lutar e promover o turismo na região sul de Angola, da o primeiro passo e começa a preparar os estudos físicos a Ilha da Baía dos Tigres no extremo sul de Angola.

Ericsson Cabral- Para mim é de real importância começar a pensar-se em algo mais concreto, estamos a falar da maior ilha de Angola, uma ilha com uma posição geográfica estratégica  e é a ilha mais aproxima de Santa Helena outra Ilha que é controlada pela Grã-Bretanha, Welwis Bay e Swakopmund também são duas cidades próximas a ilha.

Imagens da Ilha
No momento não passam de rabiscos, folhas que aos poucos irão ganhar forma e sair do papel e ganhar os orgãos de comunicação, iremos precisar de apoios, patrocínios de pessoas que acreditam na ciência, no turismo e que em um futura próximo possam ter aonde investir. A comunicação social será uma grande chave na divulgação da Ilha a nível nacional, outro fator que terá grande importância e decisório será o apoio do Governo Provincial do Namibe, e Administração Municipal do Tômbua.

Na ilha o objetivo é observar o clima, estudar os solo desértico da ilha, estudo das ruínas e possíveis reabilitações para tornar a cidade abandonada no maior museu a céu aberto de África, levando além do turismo a rica cultura Angola.
Pretende-se estudar a criação de lagoas artificiais e a plantação de plantas adaptáveis ao deserto e ao litoral, semelhante ao que vem acontecendo nas cidades do Namibe e Tômbua, mas na ilha tem o fator desfavorável da falta de água, plantas como palmeiras, coqueiros, e as casuarinas. Este parte do estudo com a plantação de árvores e criação de lagos visa sobre tudo diversificar a paisagem da ilha e tentar atrair especies de animais saídas da foz do cunene.
Acredita-se que no subsolo da ilha não exista água doce, e um dos objetivos do estudo será fazer uma pesquisa para confirmação, a água doce será o maior objetivo de estudo da pesquisa na ilha, concentraremos nossos estudos no transporte da água do Cunene até a ilha, ou estudaremos técnicas já aplicadas em outras ilhas como as de Cabo Verde, como a dessalinização da água do mar.

O estudo das Dunas para práticas de modalidades de desportos como sandboard e Kitsurf na costa.

Na pesquisa busca-se estudar a geologia da ilha para o fomento e fornecimento de energia eléctrica, no caso da ilha de preferência energia verde e renovável como a de painéis solares e energia eólica.

Nesta primeira fase de Estudos as especies de animais e plantas costeiras serão estudadas, para saber realmente que espécies de animais frequentam a ilha e o mar em volta da ilha.
Pretendemos ainda estudar as topologias das possíveis praias, as que podem ser usadas para banhistas, mergulhadores e para prática de desportos.
Com os estudos pretendemos reativar uma antiga iniciativa do Governo do Namibe que é a construção do maior porto pesqueiro de África na ilha.

Imagem da pista do Aeródromo da Baía dos tigres
Também levaremos a cabo a verificação do nível de degradação da pista de pousos e decolagens do aerodrómo da Ilha e levaremos as direções da ENANA no Namibe e em Luanda,  tal como ao Governo do Namibe e a Administração municipal do Tômbua.

Essa fase inicial do projeto visa a estudar as reais condições da Ilha, sua recuperação, com o objetivo de voltar a repovoa-la facilitando a transformação na segunda porta de entrada de turismo da Província. Lembrando que com estudos mais aprofundados da ilha fica facilitado o apoio e financiamento a estudos e projetos, entre outros benefícios que o Namibe For World visa conseguir é a criação de uma nova área para urbanização na ilha para posterior distribuição de terrenos.

No final deste ano já terei todo projeto pronto, estarei entre Luanda e Namibe, no momento atual estou no Brasil e concentro meus estudos aqui em universidades e estou a preparar-me academicamente em cursos relacionados ao assunto que muito recentemente passei a interessar-me. Pretendo convidar biólogos, operadores turísticos, topólogos, ambientalistas, membros políticos,  comunicação social, voluntários para acompanharem-me nesta grande jornada.

Nota: Turismos em ilhas distantes sempre são de grande atração, a calmaria e os verdadeiros oásis hoteleiros e não só, normalmente são os grandes atrativos.

Youtubetv Namibe 
Ericsson Cabral
Matéria com passe livre para comunicação social

Sem comentários